Tabela de Preço e Piso Salarial – Design Gráfico – Atualizada


ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO, PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: DiTudU http://www.blogditudu.com.br

ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO, PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: DiTudU http://www.blogditudu.com.br

ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO, PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: DiTudU http://www.blogditudu.com.br

ESSE BLOG MUDOU DE ENDEREÇO, PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: DiTudU http://www.blogditudu.com.br

2007-2008.jpg

A ADEGRAF – Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal atualizou sua tabelas de salários e cargos

CARGOS:

tabela_cargos_salarios.pdf

tabela_adegraf_2007-2008

About these ads

118 Respostas

  1. Amigo, o 2° link tá com problema… não consegui baixar.
    Arruma aí e me avisa, quero com certeza esse arquivo! :D
    Abraços e bom início de semana!

  2. Olá Henrique, tudo bem!?
    Seguinte…
    Sou de Taubaté/SP, trabalho a quase 10 anos na área gráfica, porém não tenho curso superior, parei no segundo ano de Publicidade.
    Atualmente estou estudando Produção Audio Visual, mas tive que parar exatamente pelo problema salarial….
    Atualmente tivemos um aumento (4%… é… pode dar risada rs) e o salário do Desenhista Gráfico esta em R$755,00 – achamos um absurdo, pois tem graficas menores q pagam pelo menos 900,00 a 1.200,00 – mas como por aqui não temos (até q eu saiba) uma associação buscamos conferir via net, tá certo q o custo de vida ai em BSB é maior q no interior de sampa, então o preço por aki esta de 1.000 a 3.500
    não posso garantir q esse números estão corretos, e gostaria de uma ajuda se puder…
    aguardo resposta via e-mail ok? abraço!

    • Grata pela informação,estou fazendo curso na área e pretendo me especializar na área quem sabe o mais breve possível fazer uma Faculdade no Senai,tudo dará certo.

    • Olha, ttrabalho numa escola de computação gráfica em salvador, e aqui empresas parceiras nossas oferecem estágios com remunerações de até R$ 1.800,00, então e bom rever esses nºs, pois o que vejo aqui é bem diferente da realidade citada aí.

  3. gostaria de saber a o salario de designer grafico p Sao PAULO

  4. gosataria de saber o salario de impressor em off-set (solna) e que aqui em macapá o sindicato so finge funcionar.o salatio vareia muito de graficas a graficas ´princioalmente em jornais

  5. Oi, sou Manipulador do fotos artisticas e gostaria de saber o piso salarial nesta area,
    sou do Paraná de Londrina…
    Abraços até mais.

  6. oi eu sou hilton sou encarregado de eletrica moro em salvador-ba e gostaria de saber qual o piso salarial de um encarregado de eletrica.

  7. bom na verdade estou pensando em fazer, design interior gostaria de saber em quanto ta o piso desse profissional.

  8. bom na verdade estou pensando em fazer, desgnin interior gostaria de saber qual o piso desse profissional.

  9. ola meu nome é Ana Paula moro em São Paulo gostaria de saber qua é o piso salarial de uma auxiliar de faturamneto urgente estou prestes a ser registrada e não sei o valor correto
    Obridado desde já

  10. gostaria de saber se é facil de arrumar emprego na area de designer eu termino artes esse ano e estou pensando em começar o curso de designer, poderia me dar uma opinião obrigada!!aguardo resposta..

  11. Gostaria de saber o piso salarial para balconista na região de ALfredo Wagner – SC

  12. Preciso saber o salário para design gráfico em São Paulo

  13. Gostaria de saber qual o salario para alimentador de impressora senior , na cidade de Lamb Laska interior do Cu do Judas…kkkkk

  14. Oi trabalho com vendas estou querendo fazer design grafico, e gostaria de saber qual e o piso sarial aqui no Rio Grande do Sul?

  15. TRABALHO EM UMA GRAFICA AQUI EM SP, A 2 ANOS E RESOLVI CURSAR DESIGN GRAFICO, MAS JÁ TENHO 41 ANOS, SERÁ QUE TEREI CHANCE EM OUTRAS GRAFICAS?COMO ESTÁ O MERCADO PARA AS MULHERES?

  16. Olá gostaria de saber sobre salário para Designer Gráfico, entrei recentimente em uma empresa ja faz quase 3 meses e estão querendo pagar na minha carteira 650,00 reais e o restante seria por fora., sendo que na agencia de publicidade que trabalhava ganhava 1.200,00 aproximadamente. Não tenho curso superior para essa area, mas trabalho com Photoshop a mais de 5 anos e Illustrator a mais ou menus 2 anos já. Gostaria de sabe como proceder para resolver isso. Aguardo resposta por e-mail. Vlw

    • Naõ se “nomeie’ designer se vc não tem formação, é isso que degrada nossa busca por reconhecimento, gente que nem estudou pra isso fazendo besteiras e nos limitando a salarios podres.
      Ou será que posso me considerar médica? Sei colar band-aid… Já que ele é designer pq sabe usar photoshop

      • hsuahsuahsuahs Pegou pesado!

      • Dura realidade, eu concordo com a revolta

      • Tem todo meu apoio “revoltada”. Sou de Goiânia e a situação aqui é crítica. Esses micreiros são mesmo sujeitinhos abusantes. (risos) Eles fazem cursos de 3 a 4 meses e se consideram designers gráficos. Temos formação Acadêmica e uma grande parcela com especialização ou mestrado na área em questão, e vejam que hilaridade, temos que discutir o piso salarial da categoria com essa turma. E tem mais, conheço pessoas com formação acadêmica distinta querendo ser designer gráfico e ocupando cargos inclusive de Coordenador de Artes, tem disso no serviço público, tudo é permitido. Virou moda. Enquanto nossa situação não for regulamentada temos que passar por essa situação absurda.

      • Primeiro que considero grosseria tu te intrometer na vida do nosso amigo ali em cima. Segundo que lá se sabe se tua produção realmente é tão boa pra julgá-lo? Não seria mais prudente ficar quieta e não parecer arrogante?

        Mesmo que discorde, melhor manter o recato, pois queima o filme. Se tivesse prestado atenção nas aulas de História da Artesaberia que grandes mestres também não tiveram qualquer formação na área.

        Design agora não se trata mais de talento? De criatividade?

        Um designer não é médico, ele não tem a mão responsável por uma vida, não necessita de conhecimentos científicos e técnicos, e outra que todo mundo que começa, começa por baixo, só se tu teve um pistolão, ou um papai.

      • É Sr. guihardmod.. muito romântico seu ponto de vista, mas verdade seja dita!!!
        O amiguinho lá não sabe escrever, nao tem formação e só porque *RECENTIMENTI* caiu de paraquedas numa empresa. e mais ou MENUS….. PARA TUDO!!!
        Boto minha mão no fogo e MEUS CABELOS TAMBÉM!! como todo o conhecimento desta pessoa se limita à tela do computador…. quero ver num acompanhamento grafico… DUVIDO!!!
        O designer não tem a responsabilidade de uma vida nas mãos como um médico, mas tem a responsabilidade da imagem de uma empresa nas mãos!! se pra vc isso nnao é uma grande responsabilidade, lamento, acho que você também está na profissão errada!!

      • Concordo com vc!

      • Poxa precisa de dar uma resposta assim pro rapaz??? Vc se sente ou se acha o que, só pq tem uma formaçãozinha ai ? Conheço gente que tem muito mais capacidade e alavanca muito melhor pela força de vontade dela do que por ter encarado anos de faculdade ai! Se faculdade fosse o segredo pra ter gente boa no mercado não teria tanta gente formada ai , com leitura péssima e gente morrendo por erro médico! então baixa um pouco tua bola, pq vc não é melhor que ninguem pra dar uma resposta atravessada dessa pro eliseu. Ele pode por vc no bolso com o photoshop dele , enquanto vc fica ai garantida por ter uma faculdadezinha…

      • Guilhardmod e Tina: não, ela não precisava ser tão agressiva na resposta, mas concordo com o argumento. Nós investimos numa formação e somos obrigados a baixar nosso piso salarial por causa de quem não teve. Design Gráfico é mto mais do q mexer em Photoshop (teve um mané q escreveu com “F”, vê se pode…), Illustrator e outros softwares, não se limita ao computador, q é só um instrumento de trabalho. Antes de chegar nele, é necessário mto estudo, mta teoria e não apenas criatividade. É a diferença entre ARTE e DESIGN; enquanto o 1º necessita + de criatividade q teoria, o 2º é o oposto. É claro, q existe gente sem formação com talento, mas só isso não é suficiente. Fazer uma marca não é só desenhar um logo e fazer papelaria e anúncio; é mto mais complexo do q mta gente pensa. Vcs sem formação, q se autodenominam designers, analisem a grade curricular de um bacharelado em Design Gráfico e vejam se vcs sabem ao menos 10% do q ensinam na faculdade, conhecimento extremamente necessário à profissão? E não pensem q o trabalho, a “prática” ou um cursinho de 6 meses suprem esse vão de conhecimento, pq não suprem; conheço gente q se diz designer há 10 anos e q não sabe metade do q eu aprendi em 2. Então, por favor, não se igualem a nós. Vcs não são designers, vcs são “quebra-galhos”, e o trabalho q vcs fazem, o modo como vcs fazem, passa ao mercado a impressão de q é fácil ser designer, de q é um trabalho simples q, por isso, passa a ser desvalorizado, e aí quem sofre com os salários baixos somos nós com formação.

      • Não sou formado mas trabalho a 10 anos, sei mais que um Designer recem formado, e DAI? seu salário é podre pq vc é podre!!!

  17. Eu sei fazer serviços gráficos como: Cartão de Visita, Convite… Mais ñ tinho curso quanto devo receber de um empresa? Se sou única que faço isso nesta empresa. É quando fui contrata ñ trabalhar com trabalhos gráfico, como devo agir diante desta situação?
    Aguardo resposta por e-mail. Valeu!!!

    • 1o. se não tem conhecimento profissional técnico no assunto, nao deve se meter a fazer…. depois fica aii queimando o filme de quem passa anos e anos estudando e se reciclando pra depois ter que competir orçamento com peão!!! que fas FOLDRE.. ahhhh por favor!!! irrita ler essas coisas…

      Teu patrão é que deveria te cobrar uma formação no mínimo técnica pra isso!!

  18. Olá galera td bom?
    Estou afim de fazer design grafico e gostaria de saber se por acaso tem uma grande area de emprego neste ramo e se o salario e bom?
    ficarei grato pela resposta tenha uma otima semana até mais……..

    • quer ganhar dinheiro?? tá indo pro lado errado – vai ser medico ou advogado.. designer é tudo pé rapado metido a ser cool!!!
      designer rico ja nasce em berço de ouro!

      • Falou tudo ai irmão! designer rico ja nasce em berço de ouro..e aqui nesse lixo o que vc mais acha é gente arrogante por que é um web designer .É só vc ler meia duzia de comentarios ai, que vc vai ver o que é gente querendo se sentir melhor que os outros: Um pq fez faculdade , outro pq acha que a categoria ficará prejudicada por ter pessoas que trabalham nisso sem formação, enfim , cada um mais arrogante que o outro, mais nogento que o outro mas quando morrer vai feder tudo igual!

      • No fundo, no fundo todo designer quer ser Arquiteto rsrsrsrrs…

  19. gostava de saber qual é o salario medio em lisboa de um designer de moda em principio de carreira e tambem ja com alguns anos de carreira.
    tambem gostava de saber se na area da grande lisboa é muito dificil encontrar um emprego da area de design de moda.
    ficou a espera de uma resposta o mais rapido possivel enviae-mail.
    obrigado pela atençao.

  20. Olá boa noite!!!Sou montador de fotolito assim esta na minha carteira de trabalho, mais tenho duvidas pois pesquesei e não achei este cargo no sindicado grafico!!E tem mais qual seria o salario aqui no interior de São Paulo pars ser mais claro em Pompeia perto de Marilia!!!Fico muito grato já de antemão!!!!

  21. Gostaria de saber, onde posso encontrar Tabela de Pesquisa Salarial.

  22. Olá Gostaria de saber quanto é o salario pra quem trabalha com o corelDraw Fotoshop em grafica

  23. Olá Pessoal sou do interior de São Paulo Comecei como designer em 1995 a 1999 fiquei afastado das gráfica desde q fui para o japão e retornei a 1 mes…
    Congversei com varios amigos graficos e donos de gráficas porém ouvi muito sobre eles terem dificuldade de encontrarem um bom proficional na area. Jah estou ocupando cargo de Designer em 2 lugares periodo de trabalho 5 horas cada 1 faixa salarial R$ 800,00 + R$ 800,00 total R$ 1800,00 por 10 horas trabalhada de seg a sex e não pretendo ficar nesse salário….

  24. Olá comecei a trabalhar em casa com Desig de convites, cartões, foldres e etc….quanto eu cobro de mão de obra (hora)?
    Obrigada

    • Primeiro aprenda a escrever ou vá fazer crochê. Primeiro não é Desig é Design, não é foldres é Folder, ainda bem que colocou etc. kkkk

    • FOLDRES?? tá bem….. vai fundo.. por isso que os designers graduados tem esta depreciação…. A pessoa faz CISMA de sentar em frente ao computador, sem critério algum e criar o DESIG de um FOLDRE cobra dérreau e se rotula designer…. aí nnao dá pra gente chegar com um orçamento baseado em tabelas decentes de valores. pq tá cheio de micreiro se dizendo designer!!!! e mão de obra quem cobra é pedreiro!!!

      • Vocês que se dizem revoltados com os pessoas que se auto entitulam design gráfico e não tem formação mais vocês não são lá grande coisa, afinal um grande profissional não se faz grande ou ganha um excelente salário porque todo design gráfico formado ou não, não tem nossão das bobagens que fala (se fosse assim não iria mais ter ator de hollywood ganhando milhões pq tem um ou outro ator que é ruin) você se faz grande e ganha reconhecimento pelo o que você faz, se você design gráfico FORMADO não ganha bem e não é reconhecido é porque só sabe fazer o que outros fazem. resumindo Quer ganhar bem design formado atualize-se inove-se seja original. E só para vc saber sou Design gráfica formada e dona de uma agencia de comunicação visual e ganho muito bem e não nasci rica em berço de ouro!!!

  25. Fico confusa pois sempre trabalhei em loja de convites na parte de montagem e não sei quanto cobrar!!!

  26. Trabalho a 4 anos em uma gráfica, todo conhecimento que obtive, foi através de meu trabalho, pois não sabia absolutamente nada de gráfica, enfim, resumindo, eu que trabalho na área de arte finalista, como chamamos ainda aqui, sendo remunerada com R$ 800,00 , sem ao menos ter um curso básico de corel draw e photoshop. Aqui estamos na media de R$ 1.000,00 em comparação com todas as gráficas da região (Americana – SP) , pois estamos entre R$ 800,00 e R$ 1.200,00.

  27. Aqui em MT que é o problema, trabalho na area de Designer a mais de 3 anos e o salario pago aqui é uma #@&$#*!, esta entre R$ 550,00 até no máximo R$950,00 reais, 8 horas por dia, e é cansativo, apesar que aqui em cuiaba não tem faculdade na area de designer, curso é raro achar aqui é caótica essa profissão.

  28. Alguém sabe o piso salarial dos profissioanais d cinema/tv….dificil achar isso. tipo, diretor, diretor de fotografia, operador de camera etc…

    • BOA TARDE MARCOS,

      UM OPERADOR DE CAMERA GANHA EM MÉDIA 2500 REAIS JÁ OS CARGOS DE DIRETOR É DE LIVRE NEGOCIAÇÃO.

  29. Gostaria de saber qual o piso salarial para estagiarios nessa profissao,qual o tempo do curso,
    salario depois de formada?desde já agradeço.

    • uma faculdade de renome de design leva 4 anos como qualquer outra.
      (Belas Artes/ Faap/ ESPM/ Anhembi Morumbi/ UNIP)
      Para estágiar na área o maximo q já vi ser pago para um designer foi cerca de 900 / 1000 reais.

      Boa sorte!!

  30. eu eh quem rio!
    trabalho há 2 anos com meu irmão na empresa de comunicação visual e ganho míseros
    510 reais!
    ele ainda acha muito!
    vontade de mandar se foder não falta!
    faço curso superior na área! malditos!
    affe!

  31. Não tenho curso de nada, aprendi tudo com um Uruguaio.
    Sou Design Gráfico, Arte Finalista, faço layouts, tratamento de imagens, enfim.
    Trabalho com Corel e Photoshop, á quase 3 anos.
    Meu ultimo emprego ah alguns dias atras era com um Koreano fdp, ele me pagava R$ 790, 00.
    Mas, se Deus quiser no proximo eu chego nos 1000.
    O foda é que ta tendo que ser assim, de galho em galho, praa chegar no salário justo :/

  32. Ah, melhor coisa que fiz, foi correr pro lado de websites, fazendo layouts, umas das melhores alternativas, nesse mundo do design, onde vc custuma ser mais bem sucedido… e o bom, trabalhando por conta, voce da seu preço, da pra tirar uns 5 conto por mes dependendo da quantidade de trampos, e nao precisa ser careiro, cobrando o justo, vc chega nisso.
    abraço.

  33. olá

    queria saber quanto ganha um pessoa que trabalha na area de design grafico/ produtos?

    aguardo respostas!
    Obrigado.

  34. Boa noite!
    Estou observando, que o pessoal esta com muitas duvidas sobre; salario, preço cobrado, BV e por ai vai.. seguinte sou Designer Grafico e trabalho na area desde 93 desenhava a mão para estamparias, hoje trabalho com pacote CS, Corel Draw e por ai vai… tenho um home office… e tenho visto que esta faltando bons profissionais nessa area, porque trampo tem um monte… uma dica na area de cosmético muito mais ainda… um salario de um designer com experiencia esta girando em torno de 2.500 ate 5.000 dependendo da sua formação… mas se vc quiser ganhar uma grana a mais monte seu escritorio.. e pare de dar dinheiro para os outros só com os BV das graficas vc pode tirar mais de 1500… qualquer duvida é só me mandar um e-mail….

    (João 3:16) – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    • Gostaria de me comunicar com Pr.Naldinho para saber mais sobre suas experiências com home office e BV das graficas..

    • Qual seu e.mail Pr.Naldinho?

    • Oi Naldinho,

      Me interesso por essa área de Design e gostaria que você me desse algumas dicas de como ingressar nessa carreira com sucesso.Quais faculdades e cursos devo fazer você indicaria.Sistemas de Informação é uma boa?
      Me falar exatamente em que ponto atua essa área e todos os rumos posso tomar,enfim,tudo que você puder me falar será válido. Agradeço desde já e aguardo sua resposta.
      Valeu!

    • Olá a todos.

      Pr. Naldinho gostaria se saber seu e-mail para obter mais informações acerca do tema em discussão. Grata desde já.
      Aguardo resposta. Um abraço e obrigada pelo espaço.

    • Olá Pr. Naldinho.

      Sou a Joana, sou Portuguesa e gostava de ter uma experiência profissional diferente no brasil.

      Sou designer gráfica, curso técnico e tenho uma especialização em Web Design e estou no mercado de trabalho à quase 3 anos.

      Achas que tenho alguma hipótese de trabalho ai no brasil?

      Fico a aguardar com expectativa o teu feedback.

      O meu e-mail é joana_designer@hotmail.com e telefone +351 913 442 250

      Obrigado :)

    • Como isso?

  35. Não acho uma boa você trabalhar como Designer Gráfico com carteira assinada, você ganha muito mais como autonomo, geralmente as empresas não valorizam nosso trabalho e querem nos pagar qualque mil reais achando que tá ótimo. Tenho um amigo que chegava a ganhar 25mil por mês, claro que não todos os meses, mas trabalhando bem e sabendo administrar seu trabalho, dividindo direitinho as despesas dos meses posteriores, da pra tirar numa média de 5 mil por mês (como autonomo). Meu professor de CPG André Sales da UNIP sempre lança preços autos quando se refere a um bom trabalho gráfico, pois nós temos que valorizar nosso trabalho como a arte é valorizada, se você sabe bem disso, valoriza seu trabalho, é reconhecido e claro vai ganhar super bem. Tudo depende de você e sua criatividade de produção.

  36. Trabalha no centro de Belém do Pará em uma casa de fotografra onde se paga o melhor salário da cidade o valor é de R$ 1.000,00 trabalhando só com Photoshop nas outras casas o salário de de R$ 600,00

  37. eu,concordo com vc qdo disse que,essa galera de blog se axa designer,c ta certo ate o pó,sou estudante de design,to só no começo e não me auto intitulo designer pois sei que ainda não sou,leio muito sobre o assunto e to dando um duro danado na faculdade,só não concordo qdo vc disse que designer e´tudo pé rapado vc deve ser muito ruim pois um dos meus professores da facu começou de baixo e ganha uma nota,c ta muito revoltado meu transa um pouquinho que ajuda,valeu !!!!

  38. “EU” Criticar a galera que nao tem formação e trabalha na area e´uma coisa,ser baixo é outra, tu deve c um baita noia metidoa moderninho ,play boy saco de pancada de todo mundo,tenta outra opção cara vai compor musica emo,se tem mo jeito com depre, se toca pela saco!!!

  39. Srs que são muito mais experientes e estudiosos, gostaria de saber minha rotulacao: editoro, faço capas de livros, artes para filtros para aplicacao nas capas e marcadores, faço montagem, dou saída,tiro e reviso fotolito, aprovo impressão e fiscalizo acabamento e tambem expedição, dou manutencao nos macs que trabalho tambem. Detalhe: aprendi tudo isso aqui e faço há mais de 6 anos. na minha carteira tem designer grafico com salario de R$1.200.00. nao tenho estudo academico, só tecnico. com tudo isso, eu seria assim pelo menos um design junior?
    Obrigado.

    • O fato de você fazer edição, capas, montagem e o diabo não te faz Designer, vai estudar, e então você mesmo vai ter vergonha do que escreveu, ser Designer precisa de muito estudo, não vou te dar aula. Você é um micreiro, ou seja, consegue fazer e acha que sabe tudo, mas te digo, sem estudo sabe muito pouco, eu sou formado esei quanto eu aprendi, oque falou que faz, não te qualifica mais que um possivel técnico, alguém com pequena noção. vejo tanta porcaria de gente falando qeu sabe e prejudicando cliente, VAI ESTUDAR

  40. Para ser Design eu tenho que ser Chuck Noris?

    Bah me poupe tem galera que nao se contenta com nada , faz um cursinho meia boca e ja acha que e merecedor de faturar 3.000 10.000 reais, vai faze uma faculdade, treinar um pouco mais porque nao e um curso que vai te fazer um bom profissional, e seu conhecimento.

    Galera nao se contenta um cara ter emprego e elas nao ter e tenso, e triste isso.

  41. Vocês que se dizem revoltados com os pessoas que se auto entitulam design gráfico e não tem formação mais vocês não são lá grande coisa, afinal um grande profissional não se faz grande ou ganha um excelente salário porque todo design gráfico formado ou não, não tem nossão das bobagens que fala (se fosse assim não iria mais ter ator de hollywood ganhando milhões pq tem um ou outro ator que é ruin) você se faz grande e ganha reconhecimento pelo o que você faz, se você design gráfico FORMADO não ganha bem e não é reconhecido é porque só sabe fazer o que outros fazem. resumindo Quer ganhar bem design formado atualize-se inove-se seja original. E só para vc saber sou Design gráfica formada e dona de uma agencia de comunicação visual e ganho muito bem e não nasci rica em berço de ouro.

  42. Sou Designer, não tenho formação
    trabalho numa empresa de comunicação visual
    Já competi muitos projetos com outros designers
    formados na área, DERRUBEI TODOS!!!
    não faço panfletinho e folderzinho não
    CRIO PROJETOS DE FACHADAS EM :
    Acm, Letras caixas, luminosos, placas, totens,
    lona impressa e painéis. COM VALOR ALTÍSSIMO
    TRABALHO COM 3D MAX, MAYA E MUDBOX 3D..
    * se não gostou, vamos competir e ver quem vende
    mais caro, bonito e reconhecido..TROXAS!

    • nao adianta saber mexer no programa se vc nao sabe conceitua-lo.

    • Cara na boa sou Publicitário formado na Belas a 5 anos e de boa quanta groselha faço fachada. Fui em uma entrevista e um Jão semana passada me propôs fazer isso… Para pagar 1.200,00, cara na boa vc é um Zé ruela seu patrão é outro Zé ruela…. Para fazer fachada qualquer pedreiro faz….para projetar uma fachada isso é com um arquiteto, com parceria com um designer ou com um publicitário… Continue assim….. E parabéns seu mané, por se achar esperto….. Esperto é seu chefe que deve lhe para em bananas e pirulitos.

    • APROVEITA PEGA SEU DINHEIRO PRA COMPRAR UNS AMIGOS E PAGAR UMAS PROSTITUTAS,A FINALIDADE DO SITE É PARA AS PESSOAS SE AJUDAREM NÃO PRA COMPETIREM.

  43. EU GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA TABELA PARA O DESIGNER GRÁFICO.. TABELA DE COMISSÃO DAS ARTES??

  44. Galera, concordo com a maioria, não se considere um Design Grafico, sem formação adequada, ser um Design não é apenas saber usar os programas gráficos mas sim saber conceitos de cores diagramação, fontes etc.
    Sei usar o corel, photoshop, ilustrator e indesign fiz o curso em uma das melhores escola de SP no SENAC e não me considero um Design, pq n tenho formação academica, então galera para realmente a profissão linda de um Design ser valorisada temos que tomar posição e lutar com esses tipo de pessoas mesquinhas e sem a minima responsabilidade que acha que Design sem formação Academica.

  45. Ola estou terminando o curso de design grafico esse ano queria saber qual a faixa salarial aqui em guarulhos
    Obrigado.

  46. Bom, primeiramente vou expor alguns pontos de vista que sempre defendi. Formação só vale mesmo pra áreas que são exigidas formação. Assim sendo, só se torna atuante em determinada área quem tiver o “sagrado” rolinho. Do contrário, não serve de merda nenhuma. Salvo algumas excessões como medicina, onde no local que vc pega esse “rolinho” tem a estrutura pra aprender, afinal, se não vai sair abrindo bicho e cadáver no teu quarto. Talento e competência não se adquirem em sala de faculdade, lotada de playboy ignorante, ainda mais se tratando de artes visuais. Estou cansado de ver filhinhos e filhinhas de belos papais vindo com diplominhas de trocentos lugares e não saberem nada, grande bosta formação. Avaliem um profissional por seu portfolio de trabalhos vinculados que renderam lucros para o cliente. Hoje em dia é fato que milhares de micreiros fodem com a área. Mas somente profissionais de baixo valor se preocupam com eles. Quem é bom, é bom, agora quem é ruim, fica reclamando dos micreiros. Existem milhares de empresas com donos “cabeça” que vai saber distinguir seu trabalho duma porcaria dum folhetin feito pelo zezinho do bar. Por final, apenas para comentar sobre o ponto de vista de alguns idiotas que se acham os donos da “área” por terem a porcaria do diploma, enrola ele e coloca lá. Eu trabalho a quase dez anos na área, tenho minha agência, falo 04 linguas fluentemente e tô cansado de despachar daqui filhinho de papai que me vem com diplominha da USP e do raio que o parta e não sabe por em prática o básico de design, de publicidade, de marketing, enfim, não conseguem propor uma solução básica para um cliente. Por favor pessoal, ao invés de ficar preocupado com os micreiros, façam valer o talento que tanto dizer e não tenham medo do carinha do photoshop da gráfica ganhando seus 500 conto……pelo amor de Deussss pessoal!!!

  47. Dom de criação filho..isso não tem facu,ou curso que compra!
    isso já nasce na pessoa desde criança, é foda..
    Não adianta nada ter diploma, vc cria uma arte, daí vem um
    cara que tem visão de arte, natural dele, ha ..
    Ele quebra suas pernas, vende o produto, e vc fica na mao..
    encare isso ..e uma realidade..não adianta ficar bravinhoo.
    se vc não tem o dom da criação, sempre vai estar um passo
    atrás de mim..
    desculpe..

    • Bom, em parte é verdade. Mas já vi muita gente que nasce criativa, mas não sabe os conceitos do design. Criam, mas não são funcionais. E o design é um conjunto de coisas interligadas entre criação/funcionalidade/processo técnico.

      Na universidade, ensina-se muita coisa que não podemos adquirir sozinhos ou pelo DNA. Vejo pessoas criativas que não sabem nada sobre tipografia, uma das coisas mais importantes para o designer. Vejo algumas pessoas criativas, mas não sabem sobre o processo produtivo, criam, mas na hora de produzir não funciona. Acho que tudo é um processo de aprendizado.

      Não digo que só os formados em educação superior possam ser bons designers, mas o conjunto do “conhecimento intelectual”, “talento criativo – DNA” e “experiência pessoal” contribuem para a formação de um bom designer.

      Abs

  48. Nós investimos numa formação e somos obrigados a baixar nosso piso salarial por causa de quem não teve. Design Gráfico é mto mais do q mexer em Photoshop (teve um mané q escreveu com “F”, vê se pode…), Illustrator e outros softwares, não se limita ao computador, q é só um instrumento de trabalho. Antes de chegar nele, é necessário mto estudo, mta teoria e não apenas criatividade. É a diferença entre ARTE e DESIGN; enquanto o 1º necessita + de criatividade q teoria, o 2º é o oposto. É claro, q existe gente sem formação com talento, mas só isso não é suficiente. Fazer uma marca não é só desenhar um logo e fazer papelaria e anúncio; é mto mais complexo do q mta gente pensa. Vcs sem formação, q se autodenominam designers, analisem a grade curricular de um bacharelado em Design Gráfico e vejam se vcs sabem ao menos 10% do q ensinam na faculdade, conhecimento extremamente necessário à profissão? E não pensem q o trabalho, a “prática” ou um cursinho de 6 meses suprem esse vão de conhecimento, pq não suprem; conheço gente q se diz designer há 10 anos e q não sabe metade do q eu aprendi em 2. Então, por favor, não se igualem a nós. Vcs não são designers, vcs são “quebra-galhos”, e o trabalho q vcs fazem, o modo como vcs fazem, passa ao mercado a impressão de q é fácil ser designer, de q é um trabalho simples q, por isso, passa a ser desvalorizado, e aí quem sofre com os salários baixos somos nós com formação.

  49. Que isso, que bobagem! Ninguém nasce com dom de criação, existem sim pessoas que nascem com qualidades que as fazem naturalmente terem um olhar mais critico as imagens, essas pessoas já nascem com atributos que as favorecem na hora da criação, porém mesmo essas pessoas se não fizerem centenas de tarefas relativas ao designer, se não trabalharem o seu olhar com diversas atividades correlativas a comunicação através de imagens e muito estudo terão dificuldades em criar ou não terão uma criação focado no objetivo do cliente. Criação é um fator de qualidades pessoais sim, porém ninguém nasce sabendo, é preciso muito estudo para saber criar. Que absurdo falar que não é preciso estudar para criar!

    Quando um designer recebe um projeto seja qual for sua grandeza, existe sempre objetivos gerais e específicos, um publico alvo e diversas outras questões que devem ser pesquisadas e estudas para saber que linguagem visual vai se usar. Textura, linhas, formas, cores, ninguém nasce sabendo sobre isso, sobre seus significados e o que é mais importante, suas respectivas funções visuais. Sem falar de tantas outras referências que um designer deve saber em relação à arte.

    Fazer peças gráficas visualmente atraentes qualquer um pode fazer, até porque a tecnologia atual permite o acesso a ferramentas e até aulas (tutoriais) para que qualquer pessoa com desejo de aprender possa se usufruir desse estudo com facilidade, mas a compreensão deste processo em geral e suas funções cognitivas não, e é essa soma de qualidades e estudo que resultam em um trabalho coerente e funcional.

    O design está crescendo e aos poucos sua importância está sendo compreendida pelas empresas. Este tópico fala do piso salarial e são exatamente essas pessoas que acham que criação é simplesmente saber usar ferramentas que desvalorizam nossa área em todos os sentidos!

  50. Falando mais sobre o tema desse tópico, eu estou no meu segundo estágio em design e participei de diversos processos seletivos na capital de São Paulo, praticamente de todas as regiões da capital. Procurei vagas pelo manager, alguns Twitters e principalmente pela Catho que é a que eu mais recomendo. Em média a bolsa auxilio para estagiário está entre R$ 700 a 800, claro, sempre tem aqueles que oferecem 600, 500 e até 300 ás vezes…mas em geral é 700 a 800. O básico é receber VT, em geral não tem VR porque não é obrigado pagar para estagiário e claro ás 6h, porém na maioria você acaba trabalhando 7 horas porque eles sempre te dão 1 hora de almoço (sem necessidade na minha opinião). Também é muito comum você acabar trabalhando 8h, mesmo que você faça todo o procedimento de entregar o contrato e o plano de estágio na faculdade e ser aprovada pela instituição na prática o estagiário muitas vezes acaba trabalhando mais do que o devido…NÃO PERMITAM ISSO! Não se assuste com a concorrência, se você é bom e esforçado vai conseguir um emprego.

    No meu primeiro estágio eu estava estudando tecnólogo em produção Multimídia e estagiei em design ganhando R$ 800, porém sem entrar muito em detalhes foi uma péssima experiência por uma porção de fatores. Agora estou cursando design digital, mas já com uma experiência e sabendo que havia evoluído em alguns sentidos pude exigir mais e estou recebendo R$ 1.000 trabalhando 6h. Portanto a média é baixa, mas se você se tornar um grande profissional vai conseguir um bom emprego concerteza.

  51. Que piada esse assunto todo.
    Primeiro os que não tem formação, mas tem serviço mal pago.
    Depois os que tem formação, mas não tem serviço bem pago.
    Vocês crianças estão esquecendo de quem manda é o mesmo que paga.
    Leia o livro “Seu cliente pode pagar mais” de Ian Brooks – Editora Fundamento, creio que todos irão aprender o que realmente é importante.

  52. esse negocio de formação não é isso tudo! o que vale mesmo é o dom, tendo o dom o cara aprende mesmo sozinho!

    o que adianta o cara fazer um curso superior e não ter talento pra area, existem muitos profissionais ruins.

    tem areas que somos obrigados a cursar o superior mas designer não vejo desta maneira. não que não seja importante, sim é, mas não vai adiantar se a pessoa não tiver talento.

    tenho amigos que não cursaram superior mas ganham muito dinheiro pois sabem mais do que alguns que cursam faculdade na area de marketing, design, programação e contabilidade.

    os conhecimentos teoricos tem sua importancia sim, não estou negando isto, só quero dizer que o cara que for bom pra area pode aprender sozinho.

    ah, também já vi muita gente sair do superior e sofrer pra arranjar emprego pois na faculdade eles ficaram tão fissurados com a teoria que não sabia nada da pratica!

  53. Oi…eu trabalho na kodak…fui contratada como balconista, mas agora sou chamada de designer por eles, pois faço todas as edições, montagens, etc…
    Gostaria de saber qual é o piso salárial para designer fotográfico(ou se é designer gráfico mesmo), pois gostaria de exigir meus direitos com meu chefe.
    Ou ele me registra pelo o que faço, ou me manda fazer o que sou registrada.( e recebo R$ 530,00…é muito pouco por tudo que passo naquele inferno!)

    Por favor, me respondam por email: caroljc_cocacola@hotmail.com

  54. Rótulos… Quem tem um título de designer? Alguém que se formou em publicidade e propaganda? Que eu saiba, este é um publicitário. Designers existem há décadas, muito antes das recentes graduações em Design Gráfico. Tem uma galera montada em salto alto… Por isso que as pessoas que trabalham nessa área tem fama de arrogantes e pedantes. Fiz 3 anos de Publicidade e Propaganda em uma renomada universidade do Rio Grande do Sul e larguei o curso porque percebi que fazendo cursos livres e enfrentando o mercado de trabalho teria muito mais credencial pra trabalhar com o que eu queria. Na época, Publicidade e Propaganda, sequer era uma profissão regulamentada. Sei lá como isso anda hoje em dia. Mas convenhamos, em alguns casos, formação acadêmica não é garantia de nada.

    • Detalhe: trabalhei 5 anos fazendo freelancer, me formei em Administração, fiz especialização em Artes Visuais e tenho o meu próprio estúdio de… DESIGN GRÁFICO. Fiz 10 cursos livres e treinamento em Design Gráfico…

      • Eu estudo design digital na anhembi morumbi, e cada vez mais acho que seria melhor se eu estivesse fazendo cursos livres, assim eu não passaria por tanta enrolação e estudaria só o que me interessasse. Mesmo que eu ache que a parte teórica seja importantíssima e essencial, acredito que eu conseguiria também suprir esse estudo com outros cursos e principalmente pesquisando sozinho.

  55. Tenho 12 anos de experiência na área Gráfica (Editorial e Fechamento de arquivos para fotolito). Um conselho: Se optarem por essa área pelo dinheiro, melhor procurar outra profissão, pois até profissões que não necessitam inclusão digital (ajudante de pedreiro, porteiro, ajudante geral, faxineiro(a)) pagam bem melhor do que um designer. Infelizmente é a triste realidade como é tratado nossa profissão. Eu por exemplo sou formado em Comunicação e pós graduado. Agora me perguntem se adiantou alguma coisa? Eu por exemplo estou migrando para área de TI (desenvolvedor/programador), pelo menos tem uma perspectiva bem melhor do que a profissão de desenhista gráfico ou editorial.
    Abraços

  56. Vocês são tudo um bando de arrombados de merda, que só sabem encher o saco, caralho! Olha, vocês ai que se acham por ter uma merda de diploma e mimimi, faz o seguinte, enfia ele no cu. Savvy? Enfim, Design Gráfico não dá dinheiro, mas se quiser fazer o curso porque gosta, vai fundo… Mas fique sabendo que tu não vai ganhar muito não B:
    Ps:. Os erros situados acima são de digitação(óbvio), não é todo mundo que consegue escrever/digitar tudo certinho, afinal, ninguém é perfeito. É ruim e chato ver erros, mas temos que aprender a ser um pouco mais indulgentes em relação a isso.(Provavelmente digitei algo errado, mas tô com preguiça de conferir. Hum, se alguém vir encher o saco, tipo, VAI TOMA NO CU! :3)

  57. Obrigadoo!! mto bomm esses pdfs..

  58. o meu salario como formado em design de imoveis e bom cerca de 22.000mil tenho uma construtora predial sou formado em advocacia ,jornalismo e isso mi ajudou muito a pulblicar a design de movel hoje sou um grande enpresario e ganho a vida com dising de movel

  59. Essa discussao vai longe haha… Eu to no 5º período de DG e concordo com os revoltados lá em cima.. a formaçao academica faz toda diferença… e não é pq como alguem disse “existem grandes artistas que nunca estudaram..” que o mesmo acontecerá pro design.. design eh design e arte é arte.. e vc pode contar no dedo os “designers” realmente bons que nao tem formaçao..
    Mas ao mesmo tempo acredito que exista área pra ambos trabalharem, porem tem que haver uma separaçao assim como há entre um tecnico em eletronica e um engenheiro…

  60. E ai galera td blz!!!!!! Gente por favor, vamos falar à verdade nua e crua: o mercado de trabalho para designer´s que por ventura estejam morando em alguma capital é dificil para c………, se o coitado (assim como eu), mora no interior, seja lá de que estado for, ele está lascado. Eu tenho amigos que se formaram junto comigo, lá em 2006, e não conseguiram arrumar até hoje, nem um estágio. Para arrumar um emprego, nem se fale, falo por mim mesmo, se não partice para uma área totalmente diferente da minha formação, e o pior de tudo é simplesmente o que eu mais detesto na minha vida: ADMINISTRAÇÃO.
    Porém se não o fizesse, estaria desempregado até hoje. Poxa vida, a profissão deveria ser regulamentada o quanto antes, pois senão os malditos MICREIROS, vão continuar tomando os nossos locais de trabalho. Pelo amor de Deus ajuda ai PÔ!!!!!!!!!!!!!!!!
    REGULAMENTAÇÃO JÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sem brincadeira agora: o que vocês acham sobre este assunto: é justo o cara pagar 5 anos de faculdade, e depois de se formar não poder cobrar o preço justo pelo trabalho, pois o micreiro cobra menos e leva à preferencia! PQP assim revolta qualquer Cristão!

  61. gostaria de saber um salario para um de menor de idade, em torno de 15 anos, com diploma do curso , no paraná-londrina , obrigado

  62. Acho que não se deve negar o conhecimento de alguém por não ter faculdade. Conhecimento não é uma coisa que se aprende só em faculdade, a pessoa pode estudar por conta própria também.
    Eu sei que a frustração nessa questão de salário é grande(eu compartilho dessa dor), mas essa frustração pode estar sendo endereçada para o lugar errado.
    O negócio é que o pessoal que trabalha na nossa área tem que começar a se valorizar mais e parar de ficar fazendo sites de R$ 200,00 ou cartão de visita por R$ 50,00…

    • É verdade. Muitos abrem uma graficazinha de fundo de quintal e degradam nossos valores. Onde já se viu um cara dono de máquina de impressão digital cobrar R$ 15,00 o m². Isso é um absurdo!!
      Essa nossa área de Comunicação Visual falta só uma coisa: ÉTICA. Que muitos não têm. Há pessoas que não sabem nem escrever direito, não sabem como escrever uma palavra correta.

  63. Ta muito difícil hoje em dia de conseguir ganhar um bom salário nesta área…Você tem que se especializa em um monte de programas de impresso, web e até 3D. – Mas mesmo assim tem de ralar muito pra conseguir um bom salário, questão das pessoas que não fazem faculdade ou cursos técnicos na área tomarem nosso lugar de quem ralo estudo… é indiferente, acho que podemos mostrar um diferencial uma arte elaborada com conceito… se você pega um cliente com um pouco de bom gosto e noção.. garanto que você sabendo dialogar mostrar seu conhecimento e que o valor cobrado vai trazer um bom retorno, ou atender suas expectativas.- você acaba ganhando o cliente, mas se quizer viver fazendo folders ou cartão de visita… ai o mercado fica concorrido. – Bom gente boa sorte pra todos nos pessoas que cursaram a área ou ate pessoas que nasceram com o don…,

  64. Caros amigos, cada caso é um caso…, podemos dizer que em todas as areas encontraremos pessoas de sucesso e pessoas fracassadas, pessoas sem estudo, porém determinadas constroem grandes imperios e contratam varios profissionais formados para serem seus funcionários, e mais, ainda são chamadas de Dr…,
    Eu estou iniciando um curso de design gráfico, não de nível superior, ainda, mas sei que o meu sucesso so depende mim e de minha vida com Deus.
    muitos conquistam mais poucos estabelecem, e ainda os que estabelecem se realizam apenas muitas vezes na área profissional e as outras não tem sido tão bem sucedidas.
    mais o conquistar com Deus é sinônimo de sucesso, a nossa vida depende da nossa comunhão com Deus, não digo vc apenas dizer que tem Ele ou tem fé nEle, pois sua fé só é viva se houver obras que provem que ela existe realmente. uma vida com é servi-lo, se entregar pra Ele de corpo, alma e espirito, Usar sua fé nEle e crêr que tudo já deu certo e batalhar, pois Deus ajuda o servo que se esforça.
    Um bom exemplo para vcs: quando andamos geralmente começamos com o pé direito depois o esquerdo, há uma cordenação do corpo para que ele se locomova, uma parceria entre perna direita e a esqueda, assim tbm nós e Deus, nós somos a perna direita e Deus a esqueda, essa parceria é infalível e aquele que a tem com certeza tendo formação ou não será bem sucedido não so profissionalmente mas em toda sua vida.
    que Deus abençoes a todos formados ou não formados e abra o entedimento de vcs para algo que vai mais além de nosso sucesso, de profissão. a salvação de nossa Alma.

    Elder Guedes – futuro Designer Gráfico e servo do nosso Senhor Jesus Cristo, a Ele toda Honra, toda glória para todo sempre, amém.

  65. Póis é tem muita gente se achando por que tem uma faculdadezinha, e indignada por que tem pessoas que faz um curso de 5 meses…. Mais uma coisa eu digo… Sé querem ganhar um sálario mais alto estão na profissão errada, se não fossem os designes com formação de 5 meses as graficas estariam falidas.
    E outra que tem muitos profissionais com formação de 5 meses que tem mais criatividade, mais velocidade e mais capacidade de ser um designer formado em faculdade.

    • Marcela,
      a indignação dos profissionais é não plausivelmente correta como necessária.
      Pelo que percebo você não é graduada e muito menos deve possuir algum curso!
      Nós Designers com “D” com formação em graduação ou tecnologia estudamos para obter raciocínio técnico e específico afim de calçar nossa criatividade. Não é por que se tem criatividade que se é melhor ou mais apto, precisa-se ter técnicas, experiências, linhas de raciocínio que não se aprendem pagando R$ 100,00 em algum curso de 5 meses. Isso ssão apenas reforços pro nosso currículo.
      Pense fora da caixa!

  66. Bom pessoal…Boa noite!Vou ser breve e objetiva.Uma Formação Acadêmica é muito importante sim, pois, nos dá uma ampla visão e conhecimento de vários conceitos de arte, funcionalidade, praticidade, visando a melhoria do produto, a ergonomia, serviço ou arte visual gráfica em diversas e nas mais diversas áreas em questão, assim como nos projetos de produtos existentes no mercado atual. Sou formada em Design, pela Universidade Estadual da Bahia, e ralei muitos anos obtendo conhecimento para colocá-lo em prática.Sinceramente concordo com os colegas que se mostram insatisfeitos com a desvalorização do profissional de Design, culminando em baixa remuneração ou trabalhos baratos, pois, a nossa profissão infelizmente é prostituída sim, por os chamados “micreiros” que fazem apenas um curso técnicos, e acabam fazendo sem nenhuma noção de gestalt, olhar embasado em conceitos de arte, funcionalidade, estética, fazer/criar uma marca que tenha pregnância, forte, afim de traduzir o que a empresa quer passar para os seus clientes, conhecimento acadêmico, enfim.
    Eu me nego a acreditar que meus anos de faculdade, foram feitos em vão e que se eu tivesse feito um curso básico, aliado a experiência de um operador de determinados programas específicos, seria de melhor proveito no mercado.
    O diferencial é tudo!O que nos diferencia dos micreiros em questão é exatamente o que aprendemos na teoria, aliado claro, a criatividade de cada um também.Não vou ficar aqui ofendendo nem descendo o nível de discussão com ninguém, pois, acho perda de tempo.E é.Com relação a ter gente boa e ruim nessa área mesmo sendo formado, com nível superior, isso existe em qualquer profissão.Cada um que mostre o seu talento e capacidade, para se destacar no mercado.Nessa área vejo que é melhor trabalhar como autônomo, e conquistar seus próprios clientes, fazendo bons trabalhos, mostrando o diferencial de contratar um profissional apto, na área, com conhecimentos e noções de estética mais profundos que um simples técnico gráfico, que tem seu valor, mas com certeza é menos completo que com profissional com embasamento de faculdade ou universidade.Enfim, para se trabalhar em empresa, com um salário tão baixo, sinceramente, não vale a pena.Acho que só vale a pena se formos autônomos mesmo, ou montar nossa própria empresa.Boa noite a todos e boa sorte em suas especializações.

  67. Vocês são um bando de burros que não sabem procurar emprego.
    Acabei de me formar e recebi um chamado da RedeTV! com o salário de 5.800,00.
    Infelizmente não continuarei na área, pois pretendo estudar efeitos visuais, concept/character design.
    Mas é isso aí, vocês se rebaixam muito ou têm portifólios horríveis.

  68. Olá,

    Eu estou trabalhando na Holanda como designer grafico (formado). 4 anos na profissao. Meu salario esta no momento em 2050 euros. Eu estou querendo voltar pro Brasil. Regiao sudeste ou sul. Qual é o salario em media ai?

    Abraços.

  69. para todas as pessoas que trabalha design grafico tipo e se atualizar o mais possivel pois nao e nada facil essa area. o mais importante e cuidado na hora de criar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: