Como vender um Logotipo


Texto que foi enviado para um grupo de discussão que participo, muito interessante.

Cliente:
– Oi, eu queria um logo pra empresa que estou abrindo. Ouví dizer que sai por
uns duzentinhos. Quanto você cobraria?
Designer:
– Depende. Para o que o senhor quer o logo?
Cliente:
– Ora essa, para usar nas coisas da minha empresa.
Designer:
– Coisas…?
Cliente:
– Cartões, notas, catálogos, website, uniformes, fachada, etc.
Designer:
– Entendo, mas para quê o senhor quer por um logo em tudo isso?
Cliente (já estressado):
– Ora, para todo mundo reconhecer minha empresa, para as pessoas verem esse
logo e imediatamente saberem que é minha empresa, tipo a Nike ou a Coca-Cola.
Designer:
– Ué, mas o nome não é o suficiente? O senhor precisa gastar mais para ter um
desenhinho no cartão e na fachada?
Cliente (pocesso):
– Caramba, mas que diabo de designer é você? É lógico que precisa ter uma
marca, um logo, uma imagem, que todo mundo vai lembrar e que vai me ajudar
a vender mais. Que vou poder por apenas isso em um monte de lugares e vai ser
o suficiente para se fazer um marketing viral e vou economizar muita grana em
anúncio e propaganda. Que todo mundo vai olhar e lembrar dos meus produtos.
Designer:
– Então o senhor sabe muito bem o valor do que quer e do que está pedindo. Sabe
que um logo bem feito não é só um desenhinho e que vai agregar valor a sua
empresa e consequentemente aumento de vendas e faturamento. O senhor está
adquirindo um produto tão importante quanto as suas máquinas e seus funcionários
pois vai ser a cara, a identidade visual do seu negócio. O valor é R$ 10.000,00.

Moral da história: é importante que o cliente reconheça o valor e a importância
do trabalho pedido, o que muitas vezes não acontece.

Abs Mori
www.freaknomics.blogspot.com

2 Respostas

  1. Realmente.

    Sou estudante de publicidade e as vezes tenho que criar logo’s e etc…

    Nunca cheguei a vender mas…, quanto custa as horas que eu passei lendo livros, histórias, sites, pesquisando sobre temas variados, consumindo música de alta qualidade, apreciando arte e etc…??

    Não tem preço, mas como PRECISA ter um, com certeza 200 R$ não chega perto de ser um valor justo…, isso vindo de um ESTUDANTE de publicidade, imagina de um Designer.

  2. Pois é…. Algo absurdo é o que acontece com as empresas brasileiras no tocante à identidade visual das empresas. Todos vislumbram o sucesso das grandes empresas dentro e fora do país, porém, ninguém é capaz de observar que a confiabilidade dos produtos e serviços está diretamente ligada à Publicidade, o que nos leva ao ramo de design que desde sempre tem sido a força motriz para o mercado de propaganda que por sua vez, atrai os clientes para o produto e faz com que uma empresa como por exemplo a Microsoft Co. Seja tão famosa e reconhecida.

Deixe um comentário