DIA DO DESIGNER – 5 de Novembro


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PARABÉNS A TODOS, E A ALOÍSIO MAGALHÃES, PERNAMBUCANO IMPORTANTÍSSIMO
NA HISTÓRIA DO DESIGN BRASILEIRO.
Dia 5 de novembro é o Dia do Design

No dia 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República,
Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de
novembro como o Dia Nacional do Design, que começou a vigorar a partir
da data de sua publicação no Diário Oficial, o dia 20 de outubro do
mesmo ano.

Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no
Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro
Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.

Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio
desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a
identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho
das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de
Janeiro.

Participou do grupo de vanguarda “O Gráfico Amador” em Recife, na
década de 60. Na mesma época, ganhou os principais concursos
brasileiros de desenho de símbolos. Em 1962, participou da criação da
Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e, em 1980, assumiu a
Secretaria de Cultura do MEC.

Alóisio Magalhães sempre defendeu conceitos como a “brasilidade” do
design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira e
foi sem dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design
brasileiro.

Entre seus trabalhos, o design das notas do cruzeiro novo é um dos
mais conhecidos. Aloísio acabou com o conceito de “pé” e “cabeça” do
dinheiro, criando uma moeda individualizada e reconhecida como
inovadora mundialmente e influenciando todo modo de produção monetário
no Brasil desde então.

O design brasileiro e a indústria nacional têm muito a agradecer ao
empenho de Aloísio Magalhães, pois foi por esforço dele que hoje
podemos identificar um avanço no entendimento do significado do design
pelo empresariado. Este entendimento vem se reafirmando pelos
resultados vivos obtidos pela indústria nacional através da efetiva
inserção do design nos processos produtivos como ferramenta
fundamental no desenvolvimento de seus produtos e, pela sensível
percepção dos resultados traduzidos na rentabilidade da produção, na
racionalização de processos, na melhor adequadação de materiais e na
preocupação com o impacto dos produtos no meio ambiente.
A mistura de todos estes fatores remete a uma produção caracterizada
pelos diferenciais necessários para o aprimoramento do padrão de
qualidade do produto nacional e para o bom desempenho na sua
comercializaçã o nos mercados interno e externo.

A busca pela “brasilidade” nos produtos como identidade começou com a
visão futurista do designer Aloísio Magalhães e vem se reafirmando a
cada dia através do esforço dos profissionais de design e do bom
entendimento da indústria.

TEXTO RETIRADO DO SITE
http://www.apdesign .com.br/noticias _view.asp? cod=211
Assessoria de Comunicação Apdesign

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4 Respostas

  1. eu não sabia que vc tinha um blog

    nem que designer tinha um dia

    nem que os motivos eram esses

    enfim, me sinto um desavisado.

    abração sérgio!! saudade de vc viu rapaz?

    =)

  2. moçoooooo! a gente sempre se encontra por acaso, né? on ou offline…
    😛

  3. rapaz muito bom este texto, se me permite vou “chupa-lo” pro meu blog
    abs
    Paulo Oliveira

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